0d999cada613495d92e13b65d1f995aa.jpg

Resumo Biográfico
PAULO ACENCIO DE ARAUJO nasceu em Juazeiro-BA, Brasil, aos 30 dias do mês de junho de 1944. Reside em São Paulo desde 1958. Estudou desenho e pintura no atelier do mestre Romano Abedante de 1962 a 1966. A formação clássica lhe possibilitou o uso dos mais diversos materiais e técnicas, absorvendo uma grande versatilidade na criação e execução de inúmeros estilos e tendências. Sua técnica preferencial é o óleo sobre tela e o seu estilo atual, o Realismo Fantástico.
Como retratista, o artista tem realizado trabalhos sob encomenda para o público em geral, instituições, artistas, políticos e empresários. Um de seus maiores clientes, a Caixa Econômica Federal, encomendou, entre 1998 e 2002, mais de 30 retratos dos seus presidentes e figuras ilustres da instituição, para compor o acervo de suas galerias de São Paulo e de Brasília. Outras organizações que possuem obras pintadas por Acencio: Banco Martinelli, Opus Dei, Prefeitura de Osasco, Prefeitura de Ribeirão Pires, FIO-Faculdades Integradas de Ourinhos, entre outras.


OUTRAS ATIVIDADES:
Tem participado ativamente do movimento contemporâneo de arte no Brasil e no exterior. Premiado várias vezes, desde medalhas a prêmios aquisitivos. Além das Artes Plásticas o artista tem feito incursões na Literatura, nas Artes Gráficas e na Fotografia. Durante quatro anos ministrou cursos de arte na Galeria de Arte do SESI/FIESP a convite da galeria. Tem realizado inúmeros Workshops em Empresas e Centros Culturais. Integra a galeria permanente “Construtores do Brasil” - Câmara dos Deputados – Brasília.


PRINCIPAIS PRÊMIOS E TÍTULOS:
1993: Prêmio “Palette d’Argent” e “Prix Artistique-Sports” no 21º Salão Internacional -
Revin-França. 1993: “Diplome d’Honneur”
no 4º Festival Europeu de Arte Contemporânea – Bruxelas-Bélgica. 1997: Vice-Presidente de Honra do 25° Salão Internacional de Arte - Revin-França. 1998: Mérito Profissional - Comenda outorgada pela Academia Brasileira de Arte, Cultura e Ciência. 1998: Parceiros da Cultura - Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado de São Paulo. 2001: Recebe o Título “Cavalieri Accademico Del Verbano” – outorgado pela Academia Internazionale di Lettere, Arti, Scienze - Vinzaglio - Itália. 2002: Medalha de participação como convidado no 30° Salão Internacional de Arte - França.
2009: Prêmio “ArtMajeur Silver Award” – Virtual Art Gallery – New York-USA.


PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES:
1993 – Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais – Brasil.
1997 – Guide de L’Arte International – Le Sermadiras – Artistes & Ateliers – França.
2006 – Anuário Brasileiro de Artes Plásticas Consulte – Brasil.
2010/11 – Anuário Luso Brasileiro de Artes – Brasil/Portugal.
2012 – Anuário Brasileiro de Artes Plásticas Consulte – Brasil.
2012/13 – Catalogo Internazionale Darte Moderna – Maestri D’arte nel Secolo – Itália.


MEMBRO DAS ENTIDADES:
UBE-União Brasileira de Escritores.
Accademia Internazionale Greci-Marino – Itália.
AUTVIS - Associação Brasileira dos Direitos de Autores Visuais.
MOA – Mokiti Okada Association.